terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Salve Nelson Rodrigues, eterno tricolor!


Por Luiz Carlos Máximo

Na data em que se completa trinta anos da ausência de corpo presente de um dos maiores gênios da literatura e do jornalismo brasileiro, Nelson Rodrigues, lembro-me que na minha infância, já amarradão em futebol e apaixonado pelo Fluminense, com grande prazer prestava um favor ao meu pai nas primeiras horas da manhã: ir ao jornaleiro mais próximo comprar o Jornal dos Sports. E avidamente, antes mesmo de meu pai, lia as páginas do JS. E lá tinha a coluna de Nelson Rodrigues, que meu pai tanto enchia a bola. E eu lia e não entendia porque o “velho” gostava tanto daquele chato, que não falava em contratações, táticas e via um jogo completamente diferente de mim. Mais tarde eu descobri que eu tinha sido um idiota da objetividade.

Mas felizmente, a influência positiva de meu pai fez-me insistir em ler diariamente as colunas de Nelson, que acabaram me inebriando, e rapidamente transformei-me em um ardoroso fã. Ao comprar o cor-de-rosa, eram de Nelson as primeiras palavras que eu lia. Mais tarde os livros, que continuo lendo. Nelson é eterno, como são seus personagens e como a maior paixão da sua vida: o Fluminense. Certamente o Tricolor das Laranjeiras é maior que todos e suas conquistas lhe fizeram grandioso. Porém, sem Nelson não teria a grandiosidade épica que o faz ser invejado e temido. Lembro-me que no pior momento do Fluminense, quando os rivais nos bares da cidade nos tratavam como cachorros mortos, só um nome os fazia detê-los, congelar as zombarias e os calarem: Nelson Rodrigues! Silêncio. Os mais ousados tentavam, gaguejavam, mas logo silenciavam. Era o silêncio da humilhação.

Obrigado mestre que ensinou a meu pai e a mim o que é o Fluminense e o que é ser Tricolor!

Comentários:
Parabéns ao jornalista pelo texto e ao Netflu que durante todo o dia homenageou esse tricolor fanático e que tão bem escreveu sobre sua paixão. E o site oficial? Nada! Lamentável!
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Assinar Postagens [Atom]