segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Vale o sacrifício

Leandro Dias


Nobres tricolores,

Deco é um grande jogador. Não há dúvidas. Craque? Exagero. Mas uma peça importantíssima neste elenco do Fluminense, pois, afinal, é um meia destro.

O luso brasileiro chegou ganhando bem, com justiça, e, por merecimento, foi titular nas quatro útlimas partidas. Nas três primeiras apresentou um futebol convincente, com repertório variado. Canetas, passes, visão de jogo...uma maravilha! Mas se o esporte bretão fosse só na base do individual, já seríamos campeões com muitas rodadas de antecedência.

Um elenco que conta com Deco, Conca, Fred, Mariano e Emerson tem de ser respeitado. Mas quem vence o Brasileiro é o conjunto, algo que vem faltando ao Flu pós-Copa.

Não tenho dúvidas ao afirmar que o melhor futebol apresentado pelo Fluminense, inacreditavelmente, foi neste mesmo 4-4-2, mas com Marquinho ao lado de Conca na criação. Tá, tá legal, Marquinho não cria nada. Mas tornou possível o apoio de dois laterais que voavam pelos lados do campo, um Conca destruindo no meio, Diguinho marcando e saindo para o jogo com qualidade e Fred matando a pau (até se machucar).

Veja bem, não quero Marquinho de titular. Mas sem um jogador com essas características, é inviável manter o 4-4-2 com os jogadores que temos. Deco e Conca não marcam. E nem devem. São exclusivamente para criação. O problema está lá atrás. Não temos zagueiros confiáveis para segurar a onda. Os volantes são fracos na marcação, tirando os lesionados Diogo e Diguinho. Definitivamente, não dá. Que volte o 3-5-2! Quem sai? Infelizmente, o Deco.


Tricoladas

- Chega de Julio Cesar, né? A tal "boa fase"que tanto falou não passou de uma marolinha.

- Quantas chances mais Fernando Henrique terá no Fluminense?

- É redundante, mas não custa: Emerson, a melhor contratação para esta temporada.

- Fernando Bob é o volante que mais sabe passar. E também o que menos marca.

- A cópia é a forma suprema do elogio.


Leandro Dias escreve no Blog da Redacao as segundas e quartas

Comentários:
Leandro,
ninguém é perfeito: O Muricy errou, enganado por 6 jogos bem jogados pelo FH. Como teria sido ótimo se tivéssemos contratado o Cavalieri. FH é o famoso Mão-de-Pau.
 
nao acho q seja so o esquema! o fluminense, dos times q estao no topo da tabela, é o unico q perdeu meio time titular por causa de lesoes...a grande questao é pq os jogadores lesionados do flu demoram tanto pra se recuperar?? a lesao do diguinho no tornozelo no inicio nao era nada demais e la se vao mais de 2 semanas...a do fred entao nem se fala...o q era pra ser 20 dias esta perto de alcançar os 2 meses, e a cada dia eles posterguam mais a volta dele, a ponto de dizer q nao querem correr o risco de perder o fred pelo resto da temporada!!

fernando bob nao marca nada e o valencia ainda é cedo para avaliar...diguinho e diogo fazem muita falta!

washington ja deu e o rodriguinho é horroroso! nao ha como o deco e o conca renderem mais se a bola nao para no ataque...esses 2 atacantes chegam ao cumulo de nao conseguirem nem dominar a bola...a bola bate e volta no ataque do flu...agora sem o sheik é realmente preocupante! nem falo no fred pq nunca se sabe qnd vai dar pra contar com ele...

o entrosamento q estava fazendo o flu voar ficou comprometido com as lesoes...o time muda muito de um jogo para o outro...com o time completo ninguem segura o flu, mas o problema é ate qnd vamos ficar sem ele completo...e em qnt isso todo mundo vai ganhando pontos e chegando mais perto...
 
Leandro
Temos um grande time, considerando apenas os valores individuais. Mas futebol é conjunto. Sempre me pronunciei neste sentido em comentários, desde a campanha do ano passado. A verdade é que está faltando conjunto desde o início do campeonato.
O Marquinho até criou uma amálgama para o time, mas, realmente, ele não é o jogador dos meus sonhos.
Em resumo: Se eu entendi bem, o Muricy não conseguiu encontrar um esquema adequado para o Deco jogar no time ou o próprio time ainda não se encontrou no esquema que o Muricy quer que ele jogue.
Espero que tudo se acerte antes do final do campeonato a tempo de conseguirmos algum de nossos objetivos.
Um abraço.
J. Cesar
 
Amigo Leandro,

Ainda acho que da pra jogar no 4-4-2 com Deco e Conca.

Como você mesmo disse, a melhor fase do Flu foi jogando no 4-4-2, com o Marquinhos no meio campo e Carlinhos na Lateral.

Pra mim o Carlinhos só está fora porque o Muricy ta puto com ele, por causa da história de lesão sem comprovação de exame, porque o comparar ele com o JC é a mesma coisa de comparar Ferrari com Fusquinha.

E quando o Marquinhos era titular ele não marcava também não... Ele só fechava os espaços, como o Conca fazia em 2008 quando jogava com o Thiago Neves, e como pode fazer agora com o Deco... Joga um pouco mais recuado, melhora a saida de bola do Flu e ainda faria um excelente dupla com Carlinhos, Com isso Deco jogava mais perto de Mariano e Sheik.

Sem Clubismo, Você acha realmente que Ganso, Neymar, Robinho e André são melhores que Deco, Conca, Sheik e Fred??

Podemos jogar pra frente como o Santos estava jogando, se Diguinho e DiOgro (Valencia) ficarem mais fixos não vejo problema em jogar no 4-4-2.

Agora não da pra fazer 1x0 e ficar na retranca , tem que partir pra dentro dos caras.

Vamos ter que aturar o Artilheiro da Canelas de novo..

Volta Fred, por favor!!!!

Quarta estarei lá de novo e espero que a torcida também compareça, pq jogo passado não tinha nem 20 mil, uma vergonha!!!!

Um grande abraço

Saudações Tricolíderes!!

Rafael Velasco (@casaltricolor09)
 
Amigo Caíque,

sem dúvida, Diego Cavalieri seria um ótimo reforço. Sobre o FH, penso que ninguém engana por muito tempo. Muricy gosta dele porque o viu na Libertadores, onde aconteceu algo comum: Um jogador ruim em boa fase.

Chega de FH!

Grande abraço e saudações!

Leandro Dias.
 
Amigo Rafael,

permita-me concordar quando alerta que Carlinhos é bem melhor do que Julio Cesar e discordar sobre Marquinho.

É um jogador muito limitado, mas acho que vai além de preencher dos espaços. Ele marca sim. Ajuda muito na esquerda e, por isso, o sucesso do Carlinhos nas primeiras rodadas do Brasileiro.

O Conca em 2008 atuava em um outro esquema. Jogávamos no 4-5-1, com liberdade para o argentino e Thiago Neves. Hoje atuamos no 4-4-2, onde quatro jogadores não marcam e um lateral que só apóia. É difícil ter equilíbrio desse jeito.

Sobre a comparação com o time do Santos, sem clubismo, mas Neymar, Ganso, Robinho e André são melhores do que o nosso quarteto. Simplesmente porque desses quatro, dois, pelo menos, são craques. Conca e Deco são ótimos jogadores, mas não os vejo como craques. Fred é craque, mas não joga... Emerson é um jogadoraço. Mas craque? Acho exagero.

Um grande abraço e saudações!

Leandro Dias.
 
Amigo Julio Cesar,

pensamos parecido. Acredito que o melhor esquema para Deco seria um 4-5-1, com o Conca ao seu lado na armação e apenas um atacante como referência (Fred, quando voltar, lógico).

Mas e o Emerson? Vai barrá-lo? Não pode. É a melhor contratação do ano indiscutível.

Por isso defendeo a implementação do 3-5-2, pois ganhamos Mariano novamente, que deve reeditar as boas atuações como ala e não lateral, e com um equilíbrio entre defesa, meio e ataque. Como dito, Deco, INFELIZMENTE, precisa ir para o banco.

Grande abraço e saudações!

Leandro Dias.
 
Amigo Marcos,

evidentemente, os desfalques atrapalham muito. Concordo com grande parte de sua avaliação.

Mas, por causa desses mesmos desfalques citados por você é que devemos ser cautelosos. O Fluminense está com falhas gravíssimas de marcação. Nossos zagueiros são fracos para o mano a mano. Por isso, defendo a implementação do 3-5-2 para se ter um equilíbrio nos setores.

Há males que vem para o bem. Se perdemos um jogador de qualidade como Deco no meio, ganhamos novamente Mariano como ala pela direita, Conca na armação e Emerson e Fred (quando voltarem) na frente.

Grande abraço e saudações!

Leandro Dias.
 
O Rafael tem que ser titular, ele não faz milagre como o FH mas não franga como ele.
 
Engraçado que os outros goleiros do elenco erram 1 única vez e são imediatamente sacados

¬¬

Um FH gordo, lento, sem técnica, afobado, se joga ao chão à toa, não inspira confiança, não tem saída de bola, não sabe lançar, não é humilde, faz defesas acrobáticas pra aparecer, e que entregou pontos IMPRESCINDÍVEIS para a campanha(novamente) de bobeira ainda está lá de titular e ganhando 120 mil p/m.

É brincadeira gostar de um goleiro fanfarrão que só consome, tendo o FLUMINENSE como hospedeiro.
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Assinar Postagens [Atom]