quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Regredir para evoluir

Leandro Dias


Nobres tricolores,

o título do post pode parecer contraditório. E, sinceramente, até é. Explico.

Acho que está muito claro que sem os cães de guarda titulares - Diogo e Diguinho - é inviável a manutenção de Conca e Deco no mesmo time. Não dá. Tá provado. Jogam muita bola, tem qualidade, mas, juntos, não ajudam na marcação. Nem devem, porque os encarregados seriam os volantes. Mas cá para nós, Valencia e Fernando Bob não destroem nem uma casinha de papel.

Com a entrada de Diogo, deu para perceber um time mais arrumado. Ele tem problemas na hora de passar a bola, dificuldades técnicas, mas sabe se posicionar e tem bom senso de marcação. Mas ainda falta o Diguinho, que é o cara para sair jogando e que também sabe combater.

"Po, Leandro, cadê a regressão que você citou no título do post?" Aí é que está. Para regredir evoluindo, o esforçado Marquinho deve ser titular. Na vaga de quem? Do Deco, lógico. Marquinho é daqueles jogadores que irritam. Simplesmente porque ele é irritante mesmo. Mas faz o time jogar. Custei a acreditar nisso, mas as primeiras rodadas do Brasileiro mostraram e o Fla-Flu idem.

Marquinho faz Carlinhos voar na esquerda, ajuda Conca na armação e também dá sua contribuição na hora de carregar o piano. Individualmente, é uma negação, mas pensando no coletivo, ele é a solução. Entenderam a "regressão evolutiva?"

Não existe essa de que Deco não pode jogar. Como que um cara com a qualidade dele não pode ser titular do Fluminense? O problema é que para o luso brasileiro entrar de início é preciso um bom sistema de marcação, com jogadores que saibam fazer isso. Quando Diguinho voltar veremos se é ou não possível. Eu aposto que sim. E você?


Tricoladas

- Já vi esse lateral Marquinho jogar e aviso: se você acha Thiaguinho ruim, garanto que quando vir o jogador do Duque de Caxias em campo vai me dizer: "Eu era feliz e não sabia"

- Julio Cesar só tem vaga no meio campo. Isso se quiser abandonar o serviço público.

- Nas próximas quatro rodadas, contando o Galo, é OBRIGAÇÃO conquistar, pelo menos, 10 pontos.

- Gum não é o zagueiro dos nossos sonhos, mas apresentações como aquela do Fla-Flu dificilmente veremos novamente.


Um grande abraço e saudações!


Leandro Dias escreve no Blog da Redacao as segundas e quartas

Comentários:
Belo comentário, concordo plenamente, a dupla Conca-Deco só vai render o esperado quando tivermos uma retaguarda forte e marcadora, do contrário os erros dos mesmos ficarão em evidência, mas não pelas falhas em si, mas sim pelas consequências não dirimidas pela defesa.

ST!!
 
Amigo Leandro,

Esse jogo contra o Galo tinhamos que jogar com Diogo e Valencia... Acho que eles tem que ser nossos cabeças de áreas ( até o Diguinho voltar, é lógico ), com eles Deco e Conca vão ter liberdade pra criar...

Até a filha do Julio Cesar falou pra ele que o Carlinhos joga muito, mais muito mais que ele...

Leandro Euzébio vem mostrando é realmente é nosso melhor zagueiro...

Rodriguinho ganhou mais uma chance, depois da bela exibição no Fla-Flu, mais rezo muito pro Sheik voltar logo...

Washington é vice-artilheiro do BR10, mais é muito ruim com a bola nos pés... Rezo muito pro Fred voltar logo também!!!

Nessa rodada a gente já volta pra liderança...

Entre Tiaguinho e o lateral do Caxias, ainda prefiro o Diogo de lateral!!! huahaihaia

Saudações Tricolores!!!

Rafael Velasco ( @casaltricolor09 )
 
Eu não consigo entender como um meia pode ser bom pro coletivo mas individualmente ruim, como você diz sobre o Marquinho... O contrário é totalmente possível... mas o 1º não...

O primeiro pensamento é possível para um volante, para um zagueiro, mas para um meia não é possível.

O que vejo é uma marcação (pré-conceituosa) com o Marquinho, assim como as que foram feitas sobre vários outros jogadores.

Muitas vezes ditas por pessoas que só acompanham o Fluminense pelo radinho ou pela internet... e são repetidas a quatro ventos por pessoas não dispostas a criar uma opinião própria.

A torcida do Fluminense é mestre em marcar certos jogadores e não deixá-los tranquilos para desempenhar um bom futebol... é nessas que perdemos boas oportunidades com certos jogadores...

Só para dar um exemplo, imagina se o Mariano desistisse de jogar no Fluminense devido aquelas avalanches de críticas que ele sofria? O que aconteceu de um tempo pra cá? Uma fada madrinha tocou na cabeça dele e ele aprendeu a jogar bola? Do dia-pra-noite? Ele sempre soube jogar bola... tinha o biotípo físico e técnico para lateral... só não estava tranquilo e confiante... e a torcida só empurrava ele mais pra baixo...

Só no fluminense, já teve jogadores muito ruins que poderiam ser alvo de comparação ao se dizer se um jogador é ruim (habilidade, fundamentos) ou não... Quem não se lembra do Marciel, do Marcão, do Alê, do Zé carlos...
 
Um apergunta: Por que o Muricy escala num treino o JULIO CESAR de meio e NUNCA usa o EQUI? Cacete, o cara sabe jogar bola, sabe chutar e pensa... o que há de podre no reino do Laranjal para não darem chances ao cara?..depois ele vai pros Mulambos, arrebenta lá e neguinho vai ficar com aquela cara de babaca típica...
 
Amigo Caíque,

o companheiro de NETFLU, Luiz Carlos Máximo, que é frequentador assíduo dos treinos do Tricolor, me garante que Equi tem técnica, sabe jogar, mas é tão ou até mais burocrata do que Julio Cesar. O argentino só aguarda o fim do contrato.

Um grande abraço e saudações.

Leandro Dias
 
Amigo anônimo,

temos um exemplo claro disso: Diogo. É um primor de técnica? Sabe inverter um jogo? Errar poucos passes? Chamaria o volante pra jogar na sua pelada? Se todas as suas respostas são não, então a minha tese se justifica.

Marquinho é um jogador mediano, limitado, com mais recursos do que Diogo, mas menos do se exige para a função de apoiador. Mas ele é versátil, corre pra caramba e ajuda na marcação. Por isso sua importância.

Da minha parte, não existe "marcação cerrada" gratuita. Tanto que há algum tempo, praticamente, ignorava a presença de Marquinho. Hoje admito que é um valor importante para o elenco e atualmente, sem Diguinho na proteção, deveria ser titular ao lado de Conca na armação. Deco voltaria assim que Diguinho retornar. Simples.

Um grande abraço e saudações!

Leandro Dias.
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Assinar Postagens [Atom]