quarta-feira, 25 de agosto de 2010

4-4-2? Nem sempre...

Leandro Dias


Nobres tricolores,


bela vitória. São 36 pontos na tabela, 11 vitórias, 13 jogos sem perder, saldo de gols de 17. Que maravilha, não?

Mas esse 3 a 0 surpreende aqueles que não viram o jogo, mas liga o sinal de alerta para quem acompanhou atentamente que o Fluminense no 4-4-2 tem um time qualificadísismo do meio para frente, mas lá atrás....

Foi a pior partida do sistema defensivo da Era Muricy Ramalho. Deco ajuda na marcação. Não marca. Conca idem. Fernando Bob também não é um exímio destruidor. Sobrou para Diogo, os dois zagueiros e Julio Cesar.O Goiás só não fez gol (s) no Fluminense, pois vive um inferno astral dentro e fora de campo, pois permitimos muitas oportunidades, principalmente no primeiro tempo. Além disso, quando a fase é boa, tudo parece conspirar a favor.

Vejam bem. Não sou contra o 4-4-2, pois, inclusive, defendi a implementação deste esquema de vez. Mas observando a partida desta quarta, percebi que a utilização deve ser de acordo com o adversário. Contra um Goiás combalido, apesar dos sustos, vimos o que nosso sistema ofensivo pode fazer com Deco inspiradíssimo. Mas a defesa fica muito desguarnecida.

Muricy sabe o que faz. Creio eu que vai variar nos esquemas para o time continuar equilibrado. Mas que vitória! Valeu demais. E como valeu!


Tricoladas

- Washington me surpreende. É capaz de coisas grotescas e espetaculares no mesmo jogo. O passe para o chutaço de Deco no primeiro tempo foi fenomenal.

- Leandro Euzébio, hoje, é disparado o melhor zagueiro do elenco. Quem diria!

- Conca só apareceu bem em dois lances. Não pode sucumbir à marcação de Wellington Monteiro, né?

- Nada de Rodriguinho domingo. O negócio é lançar um 4-5-1, sistema similar ao da Libertadores: Washington na frente com Deco e Conca armando. Diogo, Diguinho e Bob na contenção.


Um grande abraço e saudações!


Leandro Dias escreve no Blog da Redacao as segundas e quartas.

Comentários:
Também concordo com o 451, embora ache que o 442 tenha futuro se melhor treinado (o Conca me pareceu sem posição definida, ou seja, perdido em campo, enquanto o Julio Cesar deixava-se envolver facilmente; a saída de bola continuou sendo um problema).
 
Boa noite Leandro Dias
É por aí...
Mas só o Washington? Acho que na Libertadores os "atores" eram outros. O Deco ainda não me parece apto a este tipo de jogo, que será mais veloz e com menos espaço ainda.
Um abraço
J. Cesar
 
Sinceramente acho que o 4-4-2 pode ser a nossa formação, mas não com o Julio Cesar de lateral. Carlinhos apoia e marca melhor que ele... Tem que ser o titular... O time antes da copa estava jogando assim e tivemos grandes vitórias e atuações. Acho que treinando e jogando assim durante mais algum tempo voltará a consistencia nessa formação que tinhamos no primeiro semestre.
 
Agora sim, quando o Conca não faz uma partida boa, tem o Deco pra jogar. Dificilmente, os dois vão jogar mal um jogo.
 
Leandro, não concordo. Temos de insitir no 442. Quem acompanha o jogo (e depois analisa o replay - só quem está de férias como eu) pode ver que o Flu com os três zaqueiros não consegue sair jogando e a bola fica 60% com o adversário.

O esquema natural é o 442 e em alguns jogos com campos menores (vila belmiro, do avai, vitória, cruzeiro, atl. paranaense) pode-se mudar o esquema. O Deco tem de entrar em forma, e o Muricy, muito bem chamou a atenção dele duas vezes para marcar e ele o fez, bem por sinal.

O Fernando Bob ainda tem que comer muito feijão, pois, parece estar com medo muitas vezes, e não deu o efeito desejado do esquema, foi mal. Seria interessante ver o Valência pelo menos uns dez minutos em um jogo como este.

Concordo em relação ao conca que sumiu no jogo para o W. M. (que deve ter empresário muito bom).

Aproveito para repetir meu comentário no último Blog. Temos de contratar um outro atacante rápido. Só temos o Emerson.

Leandro Euzébio, melhor em campo.

Marcos M. Vitória (ES)
 
Caro Leandro.

Concordo em partes com você, acho que tomamos sufoco por o time ter treinado apenas 1 dia com esse time...

DiOgro funciona como um falso líbero( como o Marcão em 2005).

Com o Fluzão no 4-4-2 não tem necessidade dos laterais apoiarem ao mesmo tempo, ja que temos 4 jogadores lá na frente, então defenderíamos com 4 jogadores fixos (2 zagueiro, DiOgro e um Lateral)...

Com relação ao jogos de domingo, 4-5-1 Fato!!!

OBS: Meu time ganha, ganha, ganha e não ganha nenhuma posição!!!!!

Saudação TricoLíderes!!

Rafael Velasco
 
Vocês estão de sacanagem em dar nota 7 pro Diogo né ? Esse cara é o pior do elenco disparado !!!! Não sabe coisas básicas como matar bola....e nao sabe nem marcar...só marca fazendo falta ele foi responsável direto pelo fracasso defensivo !!!!

Nota 1 ou então estaremos prejudicando o FLU.
 
Grande LEANDRO,
Perfeita sua análise sobre a partida. Também concordo com o 4-5-1 como solução mais equilibrada nas situações de desfalque. Entretanto, o 4-4-2 funcionou bem no segundo tempo. Creio que com o elenco todo em condições de jogo, começando no 3-5-2 e finalizando no 4-4-2 seria uma boa pedida.
Saudações Tricolores!
CEZAR
 
Amigo anônimo,

enquanto Diogo for o titular, teremos poder de marcação, mas saída de bola ruim. Valencia ou Diguinho deve fazer esta função. Do contrário, que volte o 3-5-2.

Um grande abraço e saudações!

Leandro Dias.
 
Amigo Vinícius,

também acho o Carlinhos mais útilo do que Julio Cesar, que tem evoluído, mas continua burocrático. O problema é que o ex-camisa 6 parece não se cuidar e se mostra muito irregular. É esperar para ver.

Um grande abraço e saudações!

Leandro Dias.
 
Amigo Rafael Velasco,

o 4-4-2, ofensivamente, é um ótimo esquema para o Fluminense. O grande problema é ter Diogo para ser o primeiro homem para sair com a bola dominada e Mariano ter de se preocupar mais com a marcação. O camisa 2 é quase um ponta, voando pela direita. Perder esta jogada não estaria nos planos do Muricy e nem é aconselhável.

Como dito, o esquema deve variar de acordo com as condições do adversário, fator casa, clima, gramado e etc...

Um grande abraço e saudações!

Leandro Dias
 
Caro anônimo,

ninguém do NETFLU está ou esteve de sacanagem. As notas dadas aos jogadores é fruto da opinião de quem as dá. Também não sou fã do Diogo. Acho que deveria esquentar o banco, mas, taticamente, foi muito importante na partida contra o Goiás.

O problema no setor defensivo no jogo de quarta foi ter apenas o Diogo para marcar. Os zagueiros ficavam no mano a mano com os atacantes do Goiás e isso foi ressaltado neste post.

Por isso defendo a variação dos esquemas de acordo com os aspectos de uma partida.

Um grande abraço e saudações!

Leandro Dias.
 
Amigo Cezar,

pode ser. A variação de um esquema dentro de uma mesma partida é importante. Tudo depende do adversário, clima, gramado e outras condições que o jogo apresenta. Muricy sabe o que faz.

Um grande abraço e saudações!

Leandro Dias
 
Amigo Marcos, de Vitória,

você discordou de minha análise, mas concordou depois (risos).

É isso mesmo. O 4-4-2, como falei, ofensivamente, é ótimo para o time, que conta com talentos como Mariano, Deco, Conca e Emerson. Mas é desequilibrado. Enfrentando um time tão qualificado quanto, é jogo aberto e aí tudo pode acontecer.

No 3-5-2, o ideal é tirar o Diogo, colocando Bob e Diguinho, pois tem melhor passe, sabem sair jogando. Mas no 4-4-2, é fundamental ter dois volantes exclusivamente marcadores, dando liberdade para os meias e os laterais.

Um grande abraço e saudações!

Leandro Dias.
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Assinar Postagens [Atom]