sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Vuvuzela e bola de cristal: um balanço necessário

Por Luiz Carlos Máximo

A milagrosa arrancada do Fluminense, que impediu o rebaixamento no Brasileiro e trouxe o aguerrido vice-campeonato na Sul-Americana, deixaram a torcida eufórica e principalmente esperançosa de que o Tricolor levante, no mínimo, uma das três taças em disputa neste ano. A permanência de Cuca, e sua comissão técnica, a manutenção da base da equipe do ano passado e a maioria das contratações agradaram a maior parte dos torcedores, aumentando o otimismo em relação às conquistas.

Até o final do primeiro tempo contra o rubro-negro da Gávea, o Tricolor vinha sendo apontado pela crítica esportiva como o clube carioca que parecia estar mais pronto e o favorito a vencer o primeiro turno do Estadual. O que confirmava o sentimento dos torcedores. Acabou levando quatro gols num só tempo no clássico contra o Fla (Cuca mexeu mal!) e desandou. Chegou à semifinal da TG, onde foi ligeiramente melhor que o adversário, sem transformar a superioridade em gols, e foi derrotado na loteria dos pênaltis, deixando de garantir a vaga na decisão de uma das taças almejadas.

A derrota para o Flamengo, a eliminação da Taça Guanabara e a estreia pífia na Copa do Brasil já são suficientes para abalar as expectativas dos torcedores que põem a barba de molho em relação ao comando do futebol tricolor e ao elenco. Será que a permanência de Cuca foi acertada? A base do ano passado era realmente boa? Contratamos bem? São algumas das perguntas que rondam a cabeça dos torcedores e geram debates nos bares e fóruns na internet.

Entro na discussão e assopro a minha vuvuzela. Cuca nunca foi o técnico da minha preferência. Achei que a contratação do treinador, naquele momento de caos, não era a melhor saída, se é que eu via uma saída. Os resultados demonstraram o contrário. Felizmente! Mas a insegurança, a instabilidade emocional, a inabilidade no trato com os jogadores e as experiências próprias de um professor Pardal, são acusações que fazem parte do dossiê do técnico em suas passagens por outros clubes, inclusive no próprio Fluminense. A indefinição do esquema tático é preocupante. Fora Cuca? Ainda não sei, mas não vejo como pecado, blasfêmia e muito menos como um ato anti-tricolor se pensar nessa hipótese. Pensar eu digo. Pelo menos, por enquanto.

Temos um elenco médio. Um goleiro seguro, zagueiros na média nacional e laterais que até agora são incógnitas. Mariano conseguirá repetir as atuações surpreendentes do final do ano passado? Pode ser. Mas pra isso, Cuca terá que sempre escalar três zagueiros para que não tenhamos uma avenida para os adversários. E Julio Cesar? A contratação mais badalada tem sido um lateral sem imaginação e burocrático. Nossos volantes, com exceção de Everton, (bela aquisição!) são fracos. Na marcação, muitas faltas. Na saída de bola, passes errados. Dos meias ofensivos continuamos a depender somente do talento de Conca. Sem esperanças em Willians, Marquinhos e Fábio Neves nos resta aguardar que Equi se recupere e ajude o compatriota na armação das jogadas. Isso se Cuca assim achar melhor. No ataque, Fred e Maicon formam uma das melhores duplas do país. As constantes contusões é que têm atrapalhado. A irregularidade própria da juventude do afoito Alan como a nulidade de Bruno Veiga, nos deixam sem substitutos à altura. André Lima? Não é motivo de esperança. Wellington Silva, ao contrário. Falam em novas contratações. Mas por enquanto são apenas notícias. Dá para acreditar em títulos? Prefiro abafar por hora o som da minha vuvuzela enquanto a bola de cristal insistir em se manter nebulosa.

Comentários:
Muito boa sua analise do elenco e treinador, concordo plenamente.
saudações Tricolores
 
Excelente Luiz. Excelente.

Agora, você já percebeu que desde 2004, invarivelmente, o Flu é o mais badalado, o favorito e nada acontece? Porque ser?
 
Acho que os jogadores estão carentes da nossa torcida !!! Estão precisando de um choque de valorização !!! Se a torcida carregar esse time a gente embala !!!! Vide o time de guerreiros !!! Abraço para todos !!!
 
Muito bom o artigo, creio que seja tudo verdade, precisamos de mais elenco. ST!
 
Concordo com quase tudo,porem se depois daquela arrancada,se não mantivessemos o elenco e principalmente o treinador,seria burrice.Cuca realmente esta inventando muito esse ano,mas tirá-lo do comando seria uma ato irresponsavel.Salvo engano,desde 2005 não temos um tecnico que comece o ano e termine o ano treinando o fluminense.Talvez seja a hora de "pagar pra ver" como faz o SPFC...
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Assinar Postagens [Atom]